Conheça o processo para instalação do piso de madeira em quadras poliesportivas


O piso de madeira é considerado um dos melhores para quadras poliesportivas, por ser fácil de instalar e oferecer boa absorção de impacto. Feito com amortecedores elastoméricos e com um sistema de apoio flexível, consegue diminuir em até 60% o impacto causado pelos movimentos do esporte no corpo do atleta.

Assim, é indicado para atletas de alto rendimento, mas também pode ser usado em pisos de quadra poliesportiva de escolas, condomínios, parques, entre outros.

Como é composto o piso de madeira

A instalação é rápida e deixa pouco resíduo. As tábuas maciças já vêm com encaixe macho e fêmea, facilitando o encaixe e colocação do piso. As medidas e o tipo de madeira dependem das especificações de cada projeto.

Tudo é enviado completo ao local de instalação, com as tábuas do assoalho, grampos, pregos, amortecedores elastoméricos, barrotes e gaxetas de neoprene. Com isso, rapidamente os profissionais conseguem deixar o local pronto para uso.

Como é instalado o piso de madeira

A base de apoio para o piso de madeira deve ser nivelada, seca e resistente, como é o caso do concreto ou cimento. Com o espaço adequado pronto, os amortecedores são fixados nos barrotes. Depois disso, são colados ao substrato.

Já com os barrotes já fixados aos amortecedores, é feia a disposição deles na quadra, de forma transversal. Sobre eles é pregada a chama de madeira. No geral, a usada é a madeira compensada. Para que elas sejam fixadas, são usados pregos espiralados.

Após isso estar pronto, é a hora de colocar o  assoalho de madeira em cima dos amortecedores já instalados. Como as tábuas têm encaixe macho e fêmea, é necessário ter cuidado para que fiquem bem próximas, uma da outra, evitando qualquer imperfeição no piso de madeira da quadra poliesportiva.

O assoalho é colado e pregado em cima das chapas de madeira anteriormente colocadas. Os pregos espiralados são colocados nos encaixes, atravessando a estrutura do assoalho.

Na sequência, as camadas de tábuas são posicionadas de forma desencontrada e  prego espiralado é novamente usado para fixar essa camada na anterior.

Com tudo pronto, é usado cola e pó de madeira para corrigir as imperfeições deixadas pelo prego. Uma raspagem especial pode ser feita, para corrigir qualquer imperfeição.

Para finalizar, é usado o verniz de poliuretano alto brilho. No geral, são necessárias três demãos.

Embora a instalação do piso de madeira em quadra poliesportiva seja relativamente simples, é preciso contar com mão-de-obra qualificada, para ter a certeza de que o local ficará em perfeitas condições.

Somos especialistas em pisos para esporte. Entre em contato conosco!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *