Tapete Isolante

Tapete Isolante Elétrico

Tapete Isolante Elétrico

O Tapete Isolante Elétrico conta com isolação elétrica para todas as classes, suportando...

Saiba Mais


Tapete Isolante é equipamento obrigatório em cabines de força – cabine primária, cabine secundária – e subestações. Centro de controle de motores (CCM) e painéis/quadros elétricos também são locais onde o uso preventivo do piso é requerido.

A Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10) institui o uso de piso isolante em áreas sujeitas a risco de descargas elétricas. À obrigatoriedade de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como luva, sapato e vara de manobra se acrescenta a utilização de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), representado pelo Tapete Isolante Elétrico.

A especificação fundamental da Norma estabelece que qualquer equipamento de proteção deva ser compatível com o nível de voltagem máxima de operação. Neste caso específico, o tapete isolante necessita apresentar capacidade de isolação elétrica perfeitamente de acordo com a classe de tensão utilizada. Além deste importante requisito, é exigido teste de isolação (rigidez dielétrica) acompanhado de laudo, assinado por laboratório especializado em ensaios elétricos e com prazo de validade de 1 ano.

A opção pelo tapete como piso isolante apresenta três vantagens básicas:

  • Custo menor comparado com outras soluções.
  • Um rolo de tapete pode atingir até 20m de comprimento e 2m de largura, dependendo da espessura.
  • Única alternativa com altíssima capacidade de isolação- até 70kv.

Testado e aprovado! Confira nossa relação de laudos e normas de segurança.

 

Classes de Isolação dos Tapetes Isolantes

Os Tapetes Isolantes possuem compostos e espessuras especiais para baixa, média e alta tensões, conforme quadro de classes de isolação abaixo:

ClasseCapacidade de Isolação (Tensão de ensaio)Tensão Máxima de UsoCor da Etiqueta de Conformidade
00Até 1kV (até 1.000 Volts)\Marrom
01 a 5kV (1 a 5.000 Volts)1.000 VoltsVermelha
15 a 10kV (  5 a 10.000 Volts)7.500 VoltsBranca
210 a 20kV (10 a 20.000 Volts)17.000 VoltsAmarela
320 a 30kV (20 a 30.000 Volts)26.500 VoltsVerde
430 a 40kV (30 a 40.000 Volts)36.000 VoltsLaranja
Superioraté 70kV ( até 70.000 Volts)\Laranja

5 fatos que você deve saber sobre Tapetes Isolantes:

1) O material do Tapete Isolante deve ser necessariamente de borracha?

Não, há outros materiais que atendem completamente as especificações das Normas de Segurança para Tapete Isolante Elétrico. Alguns plásticos, como PVC -específico, podem ser uma opção viável.

2) Que norma regula a utilização de Pisos Isolantes Elétricos?

– A norma de segurança aplicada a Tapete Isolante Elétrico ou Estrado Isolante Elétrico no Brasil é a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, do Ministério do Trabalho. Relativamente as especificações físicas de materiais, a regulamentação adota prescrições de normas internacionais como a D-178 da ASTM – American Society of Testing and Material e a brasileira NBR 14 039 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

3) Quais as exigências técnicas mais importantes do material do Tapete Isolante Elétrico?

– Além da capacidade de isolação elétrica compatível com o uso – requisição fundamental de qualquer material isolante elétrico – o tapete ainda deve ser inspecionado visualmente, passar por ensaios de dureza e dimensional e apresentar resistências a: absorção de umidade, alongamento até ruptura e tração. O piso isolante elétrico deve ainda possuir superfície antiderrapante e não apresentar risco de tropeçamentos.

4) O Tapete Isolante Elétrico necessita de C.A. (Certificado de Aprovação)?

Não. O Certificado de Aprovação – C.A. – é exigência do Ministério do Trabalho para EPI – Equipamentos de Proteção Individual. O Tapete Isolante Elétrico é considerado EPC – Equipamento de Proteção Coletiva, que, embora dispensado deste certificado, requer Laudo de Isolação Elétrica, comprovando sua capacidade como piso isolante elétrico.

5) Como e quando é feito o Ensaio de Isolação Elétrica?

Todo Tapete Isolante Elétrico deve ser obrigatoriamente fornecido com laudo de isolação elétrica. Cada metro quadrado do produto é submetido pelo fornecedor a teste de tensão aplicada /rigidez dielétrica, conforme norma própria e por profissional habilitado pelo CREA. Etiquetas de conformidade são afixadas nos pontos testados e seus dados constarão do laudo de ensaio que acompanha o produto. O processo deve ser renovado anualmente – reteste, podendo ser feito no próprio local de uso e por outro laboratório.

Envie sua mensagem
-

dúvidas?
fale com nossos consultores.