Tapete Antiderrapante

Tapete Antiderrapante de Borracha Nitrílica

Tapete Antiderrapante de Borracha Nitrílica com Furos

O Tapete Antiderrapante de Borracha Nitrílica é um produto robusto, sendo indicado para...

Saiba Mais

Tapete Antiderrapante de Borracha sem Furos

Tapete Antiderrapante de Borracha sem Furos

O Tapete Antiderrapante de Borracha sem Furos é o piso ideal para locais...

Saiba Mais

Tapete Antiderrapante de Borracha

Tapete Antiderrapante de Borracha

Em locais de grande movimento, onde há um maior número de pessoas trafegando,...

Saiba Mais


Tapete Antiderrapante é solução prática e eficaz para se evitar quedas e suas temíveis consequências. A ênfase na prevenção de acidentes tem contribuído para o desenvolvimento de produtos de alto desempenho contra escorregamento, principalmente aqueles compostos de borracha e plástico flexível.

Queda seguida de escorregão tem sido a principal causa de acidentes no trabalho e no ambiente doméstico. Dados da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho confirmam este dado, destacando sua maior intensidade em empresas de pequeno e médio porte. Se na Europa o fenômeno é tão grave, imagine em nosso país. A necessidade facilitar limpeza e higienização constantes do piso determina a escolha de materiais ou tratamentos de superfícies que tornam o pavimento escorregadio e extremamente perigoso para uso,

Os locais críticos da indústria são aqueles que utilizam líquidos (óleos, solventes, água) no processo de produção. Mas qualquer área sujeita a escorregamento pode ser beneficiada com o emprego do Tapete Antiderrapante que elimine os pontos de risco do piso existente. Estes pontos constam dos mais variados ambientes como: vestiário, box de banho, cozinha, açougue, corredores de tráfego e tantas outras regiões permanente ou provisoriamente vulneráveis. A troca do piso original costuma ser um grande transtorno e, na maioria das vezes, trabalho inútil. A utilização de Tapete Antiderrapante é medida simples, mas bastante efetiva na prevenção de acidente ou atenuação de lesões causadas por escorregamento.

Principais características do Tapete Antiderrapante

Tapete Antiderrapante ideal deve não só possuir superfície áspera para inibir o escorregão, mas também relevos ou furos que permitam eficiente escoamento de líquidos e preservação da área de contato sempre seca. O material precisa ser flexível o bastante para absorver e acomodar a pisada, como um freio ao movimento de queda. Finalmente, necessita ser macio o suficiente para que, mesmo em caso de um desequilíbrio seguido de tombo, o tapete amorteça o impacto da queda e proteja a integridade física do usuário.

FAQ’s – Tapetes Antiderrapantes


5 fatos que você deve saber sobre Tapetes Antiderrapantes:

1) Quais as principais características de um efetivo Tapete Antiderrapante?

O Tapete Antiderrapante deve ser feito de material flexível, preferentemente borracha de boa qualidade, para absorção e fixação da pisada do usuário. Necessita ter massa suficiente para estabilidade do tapete no piso, dificultando seu deslocamento e ondulação. Necessário também é possuir superfície com relevos que ajudem no travamento da pisada – “gripping” – e evite o contato direto do calçado com líquidos – efeito suspensão. É recomendável também que seja dotado de furos de drenagem para manter a superfície mais seca.

2) Quais as diferenças entre Tapete Antiderrapante e Estrado Antiderrapante?

As diferenças básicas entre os dois modelos são de formato e aplicação:

O Tapete Antiderrapante é geralmente mais leve para facilitar remoção e limpeza. Possui borda na forma de rampa, porque aplicado normalmente em posto individual de trabalho.  O Estrado Antiderrapante – mais rígido, pesado, sem rampa e modular, é adequada à instalação em todo o ambiente.

O Tapete Antiderrapante é geralmente mais leve para facilitar remoção e limpeza. Possui borda na forma de rampa, porque aplicado normalmente em posto individual de trabalho.  O Estrado Antiderrapante – mais rígido, pesado, sem rampa e modular, é adequada à instalação em todo o ambiente.

3) Há modelos diferenciados de Tapete Antiderrapante para áreas molhadas e Tapete Antiderrapante para ambientes oleosos?

Sim. Aqueles Tapetes Antiderrapantes constituídos de borracha comum podem ser utilizados em cozinhas, onde  água, óleos vegetais e gorduras são os agentes de risco. Para aplicações pesadas, como chão de fábrica, de incidência de óleos industriais ou líquidos quimicamente agressivos, utiliza-se composto de borracha nitrílica – de melhor relação custo/ benefício.

4) Como é feita a instalação segura de Tapete Antiderrapante em área que requeira várias unidades do produto?

Quando a opção for para uso de Tapete Antiderrapante, e não Estrado Antiderrapante – mais adequado a tal situação, a solução é cortar as bordas que provoquem o efeito valeta, decorrente do encontro de duas rampas, e unir as peças com cola apropriada no tamanho que facilite a remoção para limpeza.

5) O Tapete Antiderrapante pode ser considerado um Tapete Antifadiga?

Sim. Embora não haja ensaios de laboratório comprovando as virtudes do Tapete Antiderrapante  convencional como Tapete Antifadiga,  formato e material do produto propiciam  naturalmente conforto ao usuário. Este fator é muito interessante porque, além de equipamento de segurança, o Tapete Antiderrapante previne doenças ocupacionais decorrentes do esforço de trabalho intenso de pé e aumenta a disposição e produtividade do trabalhador.

Envie sua mensagem
-

dúvidas?
fale com nossos consultores.