Conheça os principais benefícios que a ergonomia pode trazer para sua empresa, especialmente na indústria


A sua empresa investe em ergonomia? Trata-se de escolher móveis, acessórios e equipamentos adequados, que ajudem o colaborador a manter a postura correta enquanto o profissional exerce as atividades laborais.

Isso resulta em vantagens tanto para a pessoa, quanto para a empresa. Afinal, a melhor postura na hora de trabalhar diminui os riscos de desenvolver lesões, que sejam consequentes da atividade. Além disso, oferece mais conforto e diminui as dores nas costas. Com isso, a equipe trabalha melhor e o índice de afastamento de funcionários por questões médicas diminui.

Entenda os benefícios da ergonomia e invista em sua empresa!

Investir em ergonomia reduz o afastamento

De acordo com o INSS, as dores nas costas estão dentre as principais causas de afastamento de profissionais do trabalho. Embora várias doenças possam estar ligadas a esse problema de saúde, uma das possíveis causas de dorsalgia é a má postura.

Muitas vezes, por causa de cadeiras inadequadas, o profissional passa o dia todo sentado com a postura errada. Isso resulta em comprometimento da coluna e sobrecarga muscular, que levam o indivíduo a ter dores nas costas.

Quando as cadeiras, mesas e acessórios promovem a ergonomia, a postura do colaborador é a correta, evitando sobrecarga no organismo e consequentes dores. Assim, o índice de afastamento por problemas de saúde ligados às atividades laborais tendem a diminuir.

Isso é benéfico para a empresa, que pode contar com os colaboradores, em boas condições de saúde, atuando.

Diminui os gastos

Quando a empresa tem uma alto índice de afastamento de colaboradores por problemas de saúde, ela acaba tendo que pagar horas extras ou até contratar funcionários temporários, para que eles executem o serviço. Já quando há um investimento em ergonomia, esse problema não acontece. Afinal, os colaboradores têm uma postura melhor e, assim, evitam lesões e dores.

Valoriza a equipe

Já quando a empresa investe no bem-estar da equipe, o colaborador nota. Isso faz com que ele se sinta valorizado e consequentemente motivado. O resultado é um aumento natural da produção e do aproveitamento. Além disso, diminui o estresse do trabalho e deixa o ambiente mais harmonioso. Dessa forma, consegue reter grandes talentos no negócio.

Aumenta a produção

Colaboradores sem dores ou lesões e, ainda por cima, motivados, produzem mais. Assim, podemos dizer que ao investir em ergonomia, a empresa consegue:

  • motivar a equipe;
  • aumentar a produção;
  • melhorar a harmonia no ambiente de trabalho.

Gostou das dicas? Então navegue em nosso site e veja mais informações importantes sobre ambiente de trabalho!

 

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *